Projeto
Na Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel pretendemos ser pioneiros e inovadores no desenvolvimento de equipamentos e serviços de excelência, de forma sustentada, contribuindo para a plena integração social e económica da comunidade.
Para isso, acreditamos que as pessoas são o nosso ativo mais importante e somos ativistas na oferta de formação inicial e contínua aos nossos colaboradores, não só com o objetivo de valorizarmos as suas experiências profissionais, mas também para contribuirmos para a melhoria da qualidade dos serviços que prestamos à comunidade.
Com esta ambição, a ACRSS candidatou-se ao programa Erasmus +, no âmbito da ação KA122-ADU – projetos de curto prazo para a mobilidade de pessoas na educação de adultos, tendo em vista a realização de atividades de job shadowing, em parceria com entidades congéneres da França e da Polónia.
Este projeto passa por observar boas práticas internacionais, no âmbito da educação e formação de adultos, e enriquecer os nossos planos de formação interna com vista a atingir os seguintes objetivos
Objetivos
- Dotar os nossos colaboradores de competências digitais para a utilização de novas ferramentas na promoção do bem-estar físico, cognitivo e psicossocial dos nossos beneficiários, especialmente dos mais idosos.
- Adotar práticas mais inovadoras e amigas do ambiente no tratamento dos processos individuais dos nossos utentes através da sua desmaterialização, reduzindo assim o consumo de papel.
- Melhorar a motivação e grau de satisfação dos nossos colaboradores e, consequentemente, dos utentes séniores.
A duração de projeto é de 18 meses, de novembro de 2021 a maio de 2023, e conta com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e da União Europeia.
Critérios de seleção de participantes
- Motivação para a aprendizagem e conhecimento de novas culturas;
- Disponibilidade do participante;
- Competências para transmissão de resultados.