Na Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel pretendemos ser pioneiros e inovadores no desenvolvimento de equipamentos e serviços de excelência, de forma sustentada, contribuindo para a plena integração social e económica da comunidade.

Para isso, acreditamos que as pessoas são o nosso ativo mais importante e somos ativistas na oferta de formação inicial e contínua aos nossos colaboradores, não só com o objetivo de valorizarmos as suas experiências profissionais, mas também para contribuirmos para a melhoria da qualidade dos serviços que prestamos à comunidade.

Com esta ambição, a ACRSS candidatou-se ao programa Erasmus +, no âmbito da ação KA122-ADU – projetos de curto prazo para a mobilidade de pessoas na educação de adultos, tendo em vista a realização de atividades de job shadowing, em parceria com entidades congéneres da França e da Polónia.

Este projeto passa por observar boas práticas internacionais, no âmbito da educação e formação de adultos, e enriquecer os nossos planos de formação interna com vista a atingir os seguintes objetivos:

  • Dotar os nossos colaboradores de competências digitais para a utilização de novas ferramentas na promoção do bem-estar físico, cognitivo e psicossocial dos nossos beneficiários, especialmente dos mais idosos.
  • Adotar práticas mais inovadoras e amigas do ambiente no tratamento dos processos individuais dos nossos utentes através da sua desmaterialização, reduzindo assim o consumo de papel.
  • Melhorar a motivação e grau de satisfação dos nossos colaboradores e, consequentemente, dos utentes séniores.

A duração de projeto é de 18 meses, de novembro de 2021 a maio de 2023, e conta com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e da União Europeia.