Noite de Fados

24 de fevereiro de 2018

Realizou-se no sábado mais uma excelente Noite de Fados na nossa Associação.

Contámos com as vozes de Fátima Lourenço e Ramiro Santos a cantar fado de Lisboa e Pedro Devesa a cantar fado de Coimbra. Na guitarra portuguesa ouvimos João Paulo Devesa e na viola de fado Arnaldo Carvalho.

Mercadinho da primavera

09 de junho de 2017

Hoje tivemos uma manhã diferente, realizámos o “Mercadinho de Primavera”!
Foi um sucesso!
Aos pais/encarregados de educação das crianças de Creche, Jardim de infância e CATL que colaboraram trazendo diversos produtos e adquirindo outros, o nosso muito OBRIGADA!

XXVIII Festival de Folclore

03 de junho de 2017

Pelas 21h30m do dia 03 de Junho de 2017 deu-se início ao XXVIII Festival de Folclore, uma noite não muito quente mas com um público muito caloroso que encheu as bancadas do nosso anfiteatro. O Grupo Etnográfico de Samuel foi o anfitrião de três grupos de três regiões distintas do nosso país.
À semelhança do que tem vindo a ser prática desde há alguns anos a esta parte, o Grupo Etnográfico de Samuel, tem subordinado o seu festival de folclore a um tema, previamente escolhido. Este ano o “Namoro” fez parte do quadro etnográfico, representado pelo GES, o qual, com a sua sátira e boa disposição contagiou o público, fazendo-se ouvir umas boas gargalhadas, pois Folclore não é só cantar e dançar…

II Caminhada do Coração

28 de maio de 2017

No âmbito do mês do Coração e para fomentar um estilo de vida saudável, a Associação de Samuel realizou, no dia 28 de maio, a II Caminhada do Coração. Antes da caminhada os participantes puderam realizar o “Rastreio do Coração”…

21 de janeiro de 2017

Mais uma fantástica noite de fados se passou na Associação de Samuel, com boa música e petiscos. O nosso maior agradecimento ao grupo de fados amador que, gratuitamente, animou esta festa!

Festa de Natal 2016

18 de dezembro de 2017

Realizou-se no dia18 de dezembro a Festa de Natal da Associação de Samuel, que mais uma vez contou com a notável participação dos pais das crianças, a quem muito agradecemos, na dramatização da peça ” A Mosca Fosca”. Depois de alguns ensaios, o resultado foi brilhante! Assistimos à apresentação de canções de Natal interpretadas pelas crianças de Creche, Pré-escolar e CATL e as nossas crianças e jovens do grupo de Hip Hop ” Samuel Beat” fizeram mais uma excelente atuação. A Festa terminou com a chegada do Pai Natal para distribuir as merecidas prendas às nossas crianças. Feliz Natal!

Concerto Solidário

26 de novembro de 2016

No sábado, dia 26 de novembro, à noite realizámos mais um evento solidário, que contou com a Filarmónica 15 de agosto Alfarense que nos apresentou um belíssimo espetáculo musical.
A todos os seus elementos os nossos parabéns e um muito obrigada!
Agradecemos ainda a todos os que aderiram a este concerto solidário e contribuíram com os bens alimentares para a nossa instituição. Bem-haja a todos!

Mercado Solidário

26 de junho de 2016

O Mercado Solidário é o mercado das trocas, em que cada participante pode trocar o que tem ou sabe fazer por outra coisa que precise em encontre, sem usar euros. Neste mercado cada produto ou serviço tem um valor atribuído, sendo a moeda de troca as “diabitas”.

A esta atividade juntou-se o movimento “Dou mais tempo à Vida” promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. No final do Mercado Solidário usufruimos de um momento cultural dinamizado pelos alunos da Escola de Música da Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel.

Festa Final de Ano Letivo 2015/2016

18 de junho de 2016

As crianças das três respostas sociais puderam mostrar as competências adquiridas ao longo dos anos que por aqui passaram na festa final de ano letivo, onde dramatizaram a peça de teatro “O diabo sem rabo” e interpretaram diversas canções. No final apareceram os Finalistas com a canção da despedida que em forma de verso agradeceram todo o empenho e dedicação das Educadoras, Animadora e Auxiliares de Educação que deles cuidaram ao longo dos tempos.

Arraial Popular

17 de junho de 2016

No dia 17 de junho foi realizado mais um Arraial Popular, desta vez, no Largo do Lar da Associação de Samuel, que contou com mais de 200 pessoas, e cuja animação ficou ao encargo das Marchas de Samuel e do Ruizinho de Penacova. Nesta noite não faltou a sardinha, a broa e a sangria!

XXVII Festival de Folclore

04 de junho de 2016

O Grupo Etnográfico de samuel promoveu o seu XXVII Festival de Folclore proporcionando a toda a comunidade uma noite de cultura e tradições onde se recriaram os costumes antigos vivenciados nas fontes da freguesia.

II Encontro de Danças

28 de maio de 2016

Foi com muita alegria e animação que realizámos o II Encontro de Danças na Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel.

Desta vez, para além do grupo anfitrião Samuel Beat contámos com a participação dos grupos Onda Dance – Paião, Xtravadance – Figueira da Foz e Cool Kids – Degracias, que ajudaram a abrilhantar este espetáculo!

IIIª Caminhada Rosa

12 de março de 2016

Mais uma excelente caminhada, num bonito dia de sol, pelas terras da freguesia de Samuel para comemorar o Dia Internacional da Mulher!

Agradecemos a todos os participantes que deram alegria a este evento e um especial agradecimento à Credimédia, à Câmara Municipal de Soure e à Junta de Freguesia de Samuel.

Ruizinho de Penacova no Lar da Associação de Samuel

18 de fevereiro de 2016

Esta foi uma tarde muito animada com Ruizinho de Penacova, que visitou os utentes de Lar e Centro de Dia! Bem haja pela sua disponibilidade e boa disposição!

Carnaval 2016

09 de fevereiro de 2016

O carnaval foi comemorado por crianças e idosos da instituição. o Jardim de infância participou mais uma vez no tradicional desfile de Carnaval em Soure, cujo tema deste ano foi “Os bichos andam por ai!”, organizado pela Câmara Municipal de Soure.

Na sexta feira à tarde fizemos o tradicional baile de Carnaval com todas as crianças e idosos.

23 de janeiro de 2016

No dia 23 assistimos a mais uma espetacular Noite de Fados organizada pela Associação de Samuel. Pudemos desfrutar de três belas vozes, Elsa Gomes e José Loureiro a cantar fado de Lisboa e Nuno Abreu a cantar fado de Coimbra, ao som de António Catarino na Guitarra Portuguesa e Vítor Morgado na Viola de Fado. Este espetáculo foi acompanhado por jantar com as tradicionais pataniscas e algumas iguarias da freguesia de Samuel torresmos, morcela doce e serrabulho que fizeram as delícias dos mais de 100 espectadores.

Dia de Reis

06 de janeiro de 2016

Comemoração do Dia de Reis 2016 na Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel!

Festa de Natal

20 de dezembro de 2015

Foi com espírito natalício que ontem, dia 20, se realizou mais uma Festa de Natal na Associação de Samuel.
A festa iniciou com canções de Natal interpretadas pelas crianças de Creche, Pré-escolar e CATL, após a qual foi dramatizada a peça “O nabo gigante” por pais e educadoras de infância. Esta peça trouxe-nos uma mensagem muito importante: “a união faz a força e todos somos importantes, independentemente do tamanho!”
Seguiu-se a atuação do grupo Hip-hop de Samuel que como já vem sendo hábito nos presenteou com uma bela atuação, na qual se estreou um grupo de pequenos grandes talentos que deliciaram a plateia.
No final, cada criança esperava ansiosamente pela chegada do “velhinho das barbas brancas” que fez a distribuição dos ansiados presentes.
O Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram para o sucesso desta festa.
Um Santo Natal para todos!

Magusto

11 de novembro 2015

Comemorámos o Dia de S. Martinho com um convívio intergeracional entre as crianças e idosos das diversas respostas sociais.

Halloween

30 de outubro de 2015

Celebrámos o Halloween com doces e travessuras, muito bem acompanhados por bruxas, vampiros, fantasmas, monstros e outras criaturas. No baile participaram crianças e idosos das diferentes respostas sociais, numa tarde animada e com boa disposição. Terminámos com um belo lanche de cachorros e pipocas.

Procissão das Velas

12/13 de outubro de 2015

No dia 12 de outubro a Associação de Samuel organizou mais uma visita ao Santuário de Fátima, onde os participantes puderam assistir à Procissão das Velas e à Missa.

Dia Internacional do Idoso

01 de outubro de 2015

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro.

Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Para assinalar este Dia as crianças das respostas sociais da infância foram entregar uma lembrança a todos os idosos da Instituição.

Passeio a Aveiro

28 de agosto de 2015

Aveiro foi o destino escolhido para mais um passeio de verão! Fizemos o passeio na Ria de Aveiro num barco moliceiro, almoçámos no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré e encerrámos o dia com uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo.

Passeio à Figueira da Foz

21 de agosto de 2015

Mais um passeio! Fomos ao Mercado Municipal Engenheiro Silva da Figueira da Foz, passeámos em Buarcos e almoçámos no Parque de Merendas da Gala. De tarde, depois do merecido gelado rumámos ao “Pedarium” no Núcleo Museológico do Sal nos Armazéns de Lavos e repousámos os pés na água morna salgada.

Ação de Formação – Técnicas de Promoção do Envelhecimento Ativo

10 de julho de 2015

Em parceria com a Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, a Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel, promoveu uma ação de formação sobre “ Técnicas de Promoção do Envelhecimento Ativo” no dia 10 de Julho.

Esta ação foi dinamizada pelo Dr. Ricardo Pocinho e pelo Dr. Vítor Nuno Anjos, que proporcionaram a todos os participantes um excelente dia de trabalho e de troca de experiências.

III Encontro Intergeracional do Concelho de Soure

03 de julho de 2015

Decorreu, no passado dia 3 de julho, o III Encontro Intergeracional do concelho de Soure. O Parque da Várzea acolheu crianças e idosos das diversas instituições do concelho de Soure. As crianças do jardim-de-infância e CATL, bem como os idosos do centro de dia e da ERPI da Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel marcaram presença nas diversas atividades que proporcionaram momentos de salutar convívio entre duas gerações distintas. Este encontro foi promovido pela Câmara Municipal de Soure, no âmbito do Plano de Ação da Rede Social do Concelho de Soure.

Sessão Informativa ” Energia Fantasma”

06 de julho de 2015

Realizaram-se ontem na Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel duas ações de informação pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor no âmbito da Campanha “Energia Fantasma”. Crianças e adultos ficaram a perceber como podem acabar com os consumos desnecessários de energia elétrica nas suas casas, diminuindo o valor das faturas e a emissão de gases com efeito de estufa.
Mais informações em www.energiafantasma.pt

Arraial Popular

26 de junho de 2015

A alegria e boa disposição marcaram mais um Arraial Popular no Largo do Marco, na sexta feira, dia 26 de Junho. Mais de 200 pessoas apreciaram a sardinha assada com broa, o caldo verde e os doces. Como já é tradição, a Marcha de Samuel fez a sua apresentação na qual participaram o grupo de Mulheres Agricultoras e do Mundo Rural, as funcionárias e as crianças do HIP-HOP. A noite continuou com música ao vivo, quermesse e jogos tradicionais.

Festa Final Ano Letivo

21 de junho de 2015

O ano letivo 2014/2015 chegou ao fim e nada melhor que terminar com a festa final de ano letivo. No domingo, dia 21 de Junho, as crianças da creche, jardim de infância  e centro de atividades de tempos livres subiram ao palco para levar à cena uma adaptação  da conhecida fábula infantil “ Os músicos de Bremen”.

Os finalistas encerraram a festa com uma canção alusiva à nova etapa de vida escolar que vão começar.

Concurso ” Conta-nos uma história”

27 maio de 2015

É com muito orgulho que partilhamos a vitória da Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel que ficou em 1º lugar no concurso “Conta-nos uma história!” na categoria de histórias em formato áudio, pré escolar, com a história “A que sabe a Lua”.

As crianças do jardim de infância da Instituição, com a equipa denominada “Os Diabinhos”- estão de parabéns por esta vitória.

A iniciativa “Conta-nos uma história!” é promovida pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Microsoft.

Pode ouvir a nossa história aqui:

Encontro de Grupos de Dança

24 de maio de 2015

O anfiteatro da Associação de Samuel foi o palco escolhido para o I Encontro de Grupos de Dança realizado no passado domingo. Este evento contou com a participação de 7 grupos de dança, incluindo o grupo anfitrião de HIP HOP de Samuel.
Esta atividade trouxe à Associação de Samuel mais de 100 crianças e jovens que animaram a tarde de calor, com muito entusiasmo e criatividade. Os principais objetivos deste encontro foram o convívio e a demonstração de diferentes trabalhos no âmbito da dança. Foi também realizado um pequeno concurso para atribuição do prémio de melhor caraterização, prémio de melhor coreografia e prémio de melhor música. O júri avaliou a prestação dos grupos e atribuiu os prémios aos seguintes grupos:
Grupo Santa Casa da Misericórdia de Soure – Turma 3 – Prémio de melhor coreografia;
Grupo Dance, Love & Fun da Vinha da Rainha – Prémio de melhor música;
Grupo Style Dance do Alqueidão – Turma 2 – Prémio de melhor caraterização.
No final foram entregues lembranças de participação a todos os grupos e realizado um lanche convívio.
Obrigada a todos pela participação!

Mercado Solidário

17 de maio de 2015

Foi com muito empenho e espírito de comunidade que se realizou mais um Mercado Solidário no passado domingo. Os participantes trouxeram os seus produtos e juntaram-se ao mercado das trocas, onde não entrou dinheiro, mas apenas a nossa moeda local “ Diabita”.

Durante o mercado os participantes puderam ainda fazer um Rastreio Gratuito pelos Bombeiros Voluntários de Soure à diabetes, tensão arterial e peso ideal.

Encerrámos o mercado com uma alegre atuação dos alunos da Escola de Música da Instituição.

Senhora da Estrela – Serra de Sicó

14 de Maio de 2015

Mais uma vez cumprimos a tradição de rumar à Senhora da Estrela, na Serra de Sicó em quinta feira da Ascensão . Apanhámos o ramo com espigas, flores campestres e oliveira e fizemos o nosso pic nic. Foi um dia bem passado que todos gostaram. Para o ano lá estaremos novamente.

Procissão das Velas

12/13 maio de 2015

Como já é habitual, no dia 12 de maio a Associação de Samuel promoveu uma visita ao Santuário de Fátima, onde os participantes puderam assistir à Procissão das Velas e à Missa. Este ano os peregrinos também puderam apreciar a imagem da Virgem  Aparecida, padroeira do Brasil.

Noite Brasileira

09 de maio de 2015

No dia 9 de maio os ritmos e sabores do Brasil regressaram à Associação de Samuel com mais uma Noite Brasileira. Muita animação, samba, feijoada à brasileira e caipirinha marcaram esta noite bem divertida!

Simulacro de Incêndio

01 de abril de 2015

O dia começou de uma forma diferente na Creche, jardim-de-infância e CATL da Associação de Samuel! Às 10:30 da manhã soaram os alarmes de incêndio para dar início a mais um simulacro. Foram criados dois cenários no teatro de operações, sendo um o isolamento de 4 crianças (um com traumatismo no membro inferior) e um adulto num parque exterior sem saída, e outro um bebé retido dentro das instalações da creche. Foram seguidas todas as instruções de segurança quer por colaboradoras quer por crianças, que adoraram a experiência. Fundamental foi a participação dos Bombeiros Voluntários de Soure e respetiva secção da Granja do Ulmeiro que connosco colaboraram com todo o empenho e dedicação. A esta corporação o nosso Muito Obrigada!

Dia Mundial da Árvore

20 de março de 2015

Antecipando a comemoração do Dia Mundial da Árvore, e numa iniciativa que partiu da Exma. Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Samuel, as crianças de Creche e Jardim de infância plantaram uma árvore no jardim da Instituição. A cada criança foi entregue também um Medronheiro para plantar em casa em conjunto com a sua família.

Feira do Livro

16 de março a 02 de abril de 2015

Entre os dias 16 de março e 02 de abril está a decorrer na Associação de Samuel mais uma Feira do Livro especialmente dedicada aos mais novos. Nesta, poderão adquirir livros bastante atrativos, ouvir a narração interativa do livro “A que sabe a Lua?” e participar no atelier de expressão plástica. Visite-nos!

II Caminhada Rosa

07 de março de 2015

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher realizou-se a II Caminhada Rosa, com mais de 100 participantes. Esta atividade começou com uma sessão de aquecimento, a que se seguiu um percurso de 13 Km onde se apreciou a paisagem de uma parte da freguesia de Samuel. À chegada esperava os  participantes uma sessão de alongamentos seguida da atuação do grupo de HIP HOP desta Associação. A manhã terminou com um almoço convívio.

Carnaval 2015

13 e 16 de fevereiro de 2015

Aderindo ao convite da Câmara Municipal de Soure as crianças de jardim de infância da Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel participaram no  tradicional Desfile de Carnaval Infantil, na sexta feira  dia 13,  na vila de Soure cujo tema foi “A fruta”.  Este tema está relacionado  com a promoção do “Lanche Saudável” instituído pela Autarquia, no âmbito do Programa Fruta Escola.

Na sexta feira à tarde realizou-se o Baile de Carnaval na Instituição com a participação das crianças de creche e jardim de infância com um lanche especial.

No âmbito do projeto pedagógico “Eu, Tu,Nós… Encontro de Gerações”, as crianças de CATL levaram a animação do Carnaval aos idosos de Centro de Dia, Lar e Centro de Convívio.

24 de janeiro de 2015

Realizou-se no dia 24 de janeiro mais uma Noite de Fados com muito sucesso! Além do fado, saborearam-se algumas iguarias da Feguesia de Samuel – serrabulho, torresmos e morcela doce – acompanhadas de boa broa, vinho tinto e sangria.